Publicidade

Acesso Restrito

Paciência

Por: silvia leticia carrijo de azevedo sá

“Qualidade de quem sabe esperar”
(Aurélio Buarque)

A paciência não se trata de passividade, omissão, mas autocontrole, qualidade de uma pessoa como disse Aurélio. É um exercício diário de quem deseja uma qualidade de vida. Eu aprendi a paciência na marra, fiquei oito meses deitada para conseguir levar uma gravidez adiante, para mim era terrível, não poder andar, viver correndo como eu vivia. Aprendi uma lição para toda existência, correr não significa chegar cedo, mas deixar para trás muitas esperanças, boas conversas e muito aprendizado, é como se atropelássemos o tempo sem socorrê-lo. Ouvi muito mais conselhos para deixar o bebê morrer do que para ter paciência e esperar. Hoje quando olho para ele penso como foi bom aprender a ter paciência.

Em qualquer tarefa da vida precisamos dela, mas em momentos de tribulação em que a paz parece te fugido de nós é imprescindível, se a perdemos ficamos sem solução ou tomamos decisões erradas e precipitadas.

Uma pessoa com câncer, por exemplo, o que ela pode fazer por sua doença, nada além de se tratar, e ter paciência para se curar ou conviver com a doença da melhor maneira possível. Não adianta correr, só será contra o tempo. Perderá os melhores momentos e a companhia de pessoas agradáveis. E... a grande chance de viver mais um tempo. Quantos morrem só de ansiedade por estar com essa doença.

A paciência vem junto com disciplina, aprender a não murmurar. A murmuração deixa nosso coração ansioso e não conseguimos enxergar cada doces e belos momentos.

Paulo fala da paciência em Romanos 5:3 “E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança,” só consegue ser perseverante quem tem paciência para tentar novamente, ou esperar acontecer.

Um dos exemplos que temos de paciência é o produtor rural, ele planta espera crescer e começa a trabalhar para a colheita. Se não tem paciência não colhe, pois deixa de cuidar achando que está demorando.

Em Hebreus 6:12 lemos: “Para que não vos torneis indolentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.” Esperar é preciso.

Nestes dias corridos onde todos estão fazendo algo falar em paciência parece brincadeira, mas teremos que aprender. Estamos acabando com nossa saúde, família, não temos amigos em casa, não andamos apenas para nos distrair, não conversamos para sorrir, só pode ser a trabalho. A vida vai muito além do trabalho. Ele não é tudo é parte do todo. Na minha infância e adolescência a tarde ficávamos brincando na rua e as mães batendo papo na calçada, hoje é só o corre e corre louco, confesso que não sei o nome da minha vizinha, nem tem como saber, quando estou indo dormir ela está chegando e antes que eu saia para o trabalho ela já saiu. Só conheço e bem o barulho do seu portão e do carro.

Corremos tanto, não sabemos mais viver nem curtir a vida, a companhia das pessoas, falamos que vamos ligar e passa-se anos e nunca ligamos, ficamos até anos sem ver amigos que amamos e nem percebemos. Falta-nos paciência para viver. Precisamos aprender a dividir o tempo, ter paciência para as coisas acontecer e não sair correndo atrás de tudo que vemos e ACHAMOS que PRECISAMOS DELE.

Deus é paciente, se não o fosse nós não estaríamos mais na terra. Ele está sempre nos esperando arrepender, voltarmos ao primeiro amor. Deus é amor e amor é paciência. Então concluindo, precisamos amar mais a vida as pessoas e cada momento.

“Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”(Filipenses 4:6-8)

Silvia Letícia Carrijo de Azevedo Sá
Bacharel em Teologia
leticiacarrijo@oi.com.br

Participação: 1 Comentários

Avaliação:

  • Atualmente /5

Se você quer comentar também Clique aqui

Compartilhe ou guarde este conteúdo

Mais Matérias de Religião

Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2014 Rede Omnia - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).

R7 Educação