Whatsapp

Marca da arquitetura neoclássica em Nossa Senhora da Glória - sertão sergipano

O estilo arquitetônico neoclássico em Sergipe, o apogeu, estilo eclético, Nossa Senhora da Glória,...

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

O estilo arquitetônico conhecido como neoclássico é fruto da reunião de elementos do estilo colonial (predominante nas construções durante boa parte da história do Brasil), com inovações ocorridas no âmbito arquitetônico na Europa. Essa arquitetura, que chegou ao Brasil através da Academia Imperial de Belas Artes, alcançou elevados padrões de correção formal e construtiva, e por essa razão, durante algum tempo ficou restrita a órgãos oficiais e as casas de pessoas mais abastadas no litoral. A penetração no interior do país ocorreu só que de forma acanhada.

Em Sergipe, o estilo arquitetônico neoclássico teve seu momento de apogeu quando nas outras regiões do país as construções já demonstravam características do estilo eclético. Apesar de ter alcançado as construções sergipanas tardiamente, o estilo neoclássico deixou marcas em prédios públicos, casas comerciais e também em residências. Por isso, não é difícil encontrar algum casarão com as características do neoclássico em alguns municípios sergipanos.

Em Nossa Senhora da Glória, por exemplo, apesar das construções serem “recentes”, verifica-se a presença de uma casa com as características do estilo neoclássico. Datada do ano de 1918, a casa citada está localizada na Praça Filemon Bezerra Lemos (Praça da prefeitura), no centro da cidade. Em meio a construções modernas nos chama atenção as características da construção, como por exemplo, as portas que apresentam vergas retilíneas, a presença do platibanda (mureta de alvenaria maciça ou vazada, no topo das paredes externas de uma construção)escondendo o telhado, os pináculos decorativos em toda a extensão do platibanda, as cornijas (também no platibanda), os apliques decorativos nas paredes, dentre outras características.

Municípios como São Cristóvão, Estância, Laranjeiras, são conhecidos por suas construções históricas, porém, há diversos outros municípios sergipanos que podem se orgulhar das suas construções (Propriá, Santa Luzia, Siriri e outros). Em Itabaiana, no agreste sergipano, havia um grande número de construções neoclássicas, além de vários sobrados e casebres no estilo colonial (o primeiro estilo arquitetônico implantado no Brasil), porém, essas construções desapareceram, e deram espaço aos modernos prédios da arquitetura atual.

Em Nossa Senhora da Glória não há um número considerável de construções históricas. Além desta casa no centro da cidade, somente a Igreja Matriz apresenta alguns traços do neoclassicismo (esta, não pode ser considerada uma construção neoclássica, uma vez que apresenta vários elementos do estilo eclético), outras construções que apresentavam algumas características de estilos arquitetônicos passados deixaram de existir para dar espaço aos traços da arquitetura moderna. Entretanto, como se trata da única casa no município com características da arquitetura histórica, a construção pode ser considerada uma relíquia em pleno sertão, e se encontra muito bem preservada.

Sobre o autor: Caio César Santos Gomes possui Graduação em História pela Universidade Tiradentes (2008); É Pós-graduando em Ensino de História: novas abordagens pela Faculdade São Luís de França.


Publicado por: Caio César Santos Gomes

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.