Publicidade

Acesso Restrito

Revolução Verde

Por: Eduardo de Freitas


A revolução na agricultura

A fome é um problema mundial, pois atinge milhões de pessoas diariamente, mais precisamente nos países pobres. Nas décadas de 50 e 60 os países mais industrializados realizaram experiências no ramo de produção de alimentos, tendo como finalidade amenizar a fome no mundo, acreditava-se no momento que o simples fato de aumentar a oferta de alimentos resolveria a problemática da fome.

A chamada Revolução Verde corresponde ao método de promover um significativo aumento na produção de cereais básicos à alimentação (arroz, milho e trigo), os processos e experimentos foram realizados em centros de pesquisas nos Estados Unidos. A idéia primordial do aumento da produtividade tem como intenção o crescimento da produção sem atingir a estrutura fundiária.

No decorrer da década de 60, foram introduzidas culturas como o trigo e o arroz de novas variedades, fato que proporcionou a multiplicação da produção dessas culturas, no entanto, esse progresso produtivo tinha como base a necessidade de emprego de insumos agrícolas (fertilizantes, herbicidas e inseticidas), além da irrigação, que geralmente os países subdesenvolvidos não possuem. Essa evolução atingiu praticamente as áreas já avançadas, pois nas regiões pobres o cultivo ainda é tradicional e com baixa produtividade.

Participação: 2 Comentários

Avaliação:

  • Atualmente /5

Se você quer comentar também Clique aqui

Compartilhe ou guarde este conteúdo

Mais Matérias de Geografia

Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2014 Rede Omnia - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).

R7 Educação