Publicidade

Acesso Restrito

Os climas do Brasil

Por: daniel junior

OS CLIMAS DO BRASIL

O clima brasileiro sofre influência de diversos fatores, os quais são: altitude, latitude, continentalidade, as temperaturas, a umidade e principalmente as massas climáticas. Esses fatores combinados determinam os climas do Brasil.
Segundo a classificação de Arthur Sträler, podemos destacar os seguintes tipos de climas:

CLIMA EQUATORIAL ÚMIDO
Clima predominante da região norte do país e parte do centro-oeste, um clima determinado pela massa equatorial continental. As principais características desse clima são grandes quantidades de chuvas (por causa da Amazônia) - um dos índices pluviométricos mais altos do Brasil (cerca de 2.500mm) – altas temperaturas, pois se encontra em uma baixa latitude e apresenta uma baixa amplitude térmica.

CLIMA LITORÂNEO ÚMIDO
Compreende a faixa costeira do Brasil (costa do nordeste ao sudeste), determinado pela massa tropical atlântica. As principais características desse tipo de clima são chuvas concentradas no inverno, com índices pluviométricos em torno de 1500 mm a 2000 mm. Podemos destacar ainda os dois tipos de chuvas que ocorrem nesse clima: as chuvas orográficas, quando ocorre o encontro da massa tropical atlântica com o planalto da Borborema e as serras da Mantiqueira e do Mar e também as chuvas frontais quando ocorre o encontro das massas tropical atlântica e a polar atlântica.

CLIMA TROPICAL
É o clima mais típico do Brasil, compreendendo as áreas do nordeste, centro-oeste e sudeste. Caracteriza-se por temperaturas médias anuais em torno de 18% e uma nítida alternância entre estação seca e chuvosa. Durante a estação seca esse clima é influenciado pelas massas equatorial continental e tropical atlântica e no inverno pelas massas polar atlântica e tropical continental.

CLIMA SEMI-ÁRIDO
Índice pluviométrico baixíssimo, com índice pluviométrico em torno de 600 mm anuais, abrange praticamente todo o nordeste, chuvas bastante irregulares com concentração em alguns meses do ano provocando a estiagem. Nas áreas onde atua esse tipo de clima podemos destacar o sertão nordestino ou como muito é conhecido o polígono das secas, o qual abrange uma grande área do nordeste.

CLIMA TROPICAL DE ALTITUDE
Este tipo de clima é característico de regiões que apresentam uma altitude acima de 1000m, como o sul de Minas Gerais e do Espírito Santo e partes dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, este é um clima que é determinado pelas massas tropical atlântica e polar atlântica.

CLIMA SUBTROPICAL
Um clima presente na região sul do Brasil, influenciado pela massa tropical atlântica e massa polar atlântica. Tem estações do ano bem definidas, durante o inverno tem um grande índice pluviométrico (2500 mm), podendo até nevar nessa estação em algumas cidades, como: São Joaquim, em Santa Catarina

Participação: 2 Comentários

Avaliação:

  • Atualmente /5

Se você quer comentar também Clique aqui

Compartilhe ou guarde este conteúdo

Mais Matérias de Geografia

Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2014 Rede Omnia - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).

R7 Educação