Publicidade

Acesso Restrito

Por que estudar Filosofia?

Por: SHEILA DOS SANTOS

Por que estudar Filosofia?

Para entendermos melhor “Por que estudar Filosofia” é preciso antes de tudo saber o que é Filosofia ao meu ver. Afinal, já não é possível viver com aquelas definições criadas por outros e utilizadas por todos. É necessário que compreendamos o que ela significa em nosso íntimo.

Filosofia consiste, em estilo poético e metafórico, em um homem, philo, que procura sua amada. Que nada mais é do que uma mulher bela, plena de vida e que jamais envelhece chamada Sophia . Esse homem está em uma busca incessante que perdura desde muito tempo atrás. A essa busca denomino “estudar’.

Devemos estudar Filosofia porque só ela é capaz de nos conceder nosso desejo. Se o ser humano deseja ter amor tanto mais deseja a sabedoria... Estudar Filosofia porque tudo no mundo tem seu início e fim, mas o saber resiste ao castigo que é o tempo... Estudar Filosofia, pois não há bem maior que o conhecimento da verdade e nada é tão intacto como semelhante coisa... Estudar Filosofia, pois, se há no universo algo mais prazeroso do que ir a procura de Sophia , com certeza é viver ao lado dela.

Devo estudar Filosofia porque não saberia mais voltar a habitar em um mundo que já não reconheço, em um lugar onde as pessoas passam por mim apressadas sem entenderem o motivo de tanta pressa... Porque percebo o alimento que a Razão oferece e preciso saciar-me dele. Mas, estudo Filosofia por ser apenas mais uma que encontrou na sabedoria a força para encarar a vida quando existem somente respostas sem perguntas.

Portanto, embora pareça romantismo exagerado, estudar Filosofia não é algo que possuí um “por que” baseado em empirismo, porém, sim no pulsar de um coração ansioso por obter Razão.

Participação: 3 Comentários

Avaliação:

  • Atualmente /5

Se você quer comentar também Clique aqui

Compartilhe ou guarde este conteúdo

Mais Matérias de Filosofia

Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2014 Rede Omnia - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).

R7 Educação