Publicidade

Acesso Restrito

Como evitar e agir na hora do “branco”.

Por: Naor

A grande preocupação quando o assunto é apresentação em público, é o medo de não lembrar tudo que e preciso. Todos nos dizem para mantermos a calma, mas quase sempre é impossível, restando então apenas um caminho, conhecer bem o assunto para não sermos pegos pelo fenômeno chamado “branco”, sendo ele uma espécie de fuga temporária da memória, causando um bloqueio na fluência da apresentação.

Sabemos que nosso corpo e mente reagem muito facilmente sob mudanças de ambiente como a presença de muitas pessoas, a pressão e o pior, saber que estão todas olhando para nós, como se um monstro de centenas de olhos estivesse pronto a nos devorar, nos causando uma vontade de desaparecer e fugir naquele instante. Quem ainda não passou por essa experiência, tem muito medo de ser vitima do “branco”.

A ferramenta principal para combater o “branco” é se preparar ao máximo possível, repassar o conteúdo quantas vezes forem possíveis, de maneiras diferentes, mudando as palavras, mudando a ordem dos tópicos e ate mesmo fazendo uso de recursos visuais. Quanto mais preparado, mais longe estará o “branco”.

Nossa memória é constituída de centenas de milhares de neurônios formando um complexo e poderoso processador, porém, precisa ser exercitado para termos uma boa memória.

Como auxilio, pode-se levar um pequeno roteiro contendo os principais tópicos, números, datas, e ordem dos tópicos a serem apresentados. Mas se ainda assim o “branco” insistir, existem algumas formas de tentarmos nos livrar dele no momento da apresentação, usando alguns artifícios como, repetir a ultima frase ou trecho mencionado, mudar o tópico e ainda, usar a seguinte expressão: “Na verdade o que eu quero dizer é...”

Sabemos que todos nos estamos sujeitos a uma situação constrangedora causada pela fuga temporária da memória, mas se nos dedicarmos ao Maximo na preparação da apresentação, teremos menos chance de sermos pegos de surpresa pelo temido “branco”.

Bibliografia

ABREU, Antonio Suarez, Como evitar e agir na hora do branco, 13º Ed, Cotia-SP,2011.

Discentes:

Alexandro Schneider

Andressa Lopes de Oliveira

Bruno Vernochi da Conceição

Everson Renan dos Santos Magalhães

José Eduardo Santana

Naor Lauro Pereira Sales

Luiz Felipe de Lima Oliveira

Docente:

Jairo Fuzeto

Participação: Nenhum Comentário

Avaliação:

  • Atualmente /5

Se você quer comentar também Clique aqui

Compartilhe ou guarde este conteúdo

Mais Matérias de Educação

Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2014 Rede Omnia - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).

R7 Educação