Publicidade

Acesso Restrito

A Sala de Aula

Por: JORGE LUCENA

Existe um lugar, que não faz parte de nenhum dos cômodos de nossa casa, mas que desde criança é um lugar que se torna necessário a todo ser humano, pois é La onde iniciamos os primeiros contatos com outros colegas, longe dos olhos guardiões de nossos pais, nos apaixonamos pela primeira vez, e aprendemos a ter o primeiro contato com a sociedade que vivemos, é La também onde adquirimos os primeiros contatos com as ciências, que mais tarde utilizaremos como meio de sobrevivência na busca de uma vida melhor para toda a sociedade que fazemos parte. Conhecemos os números as letras as formas, dentro de um ambiente preparado cheio de sonhos harmonia e beleza.

Nos dias atuais principalmente quando falamos no ensino fundamental da escola pública temos uma realidade infelizmente muito diferente em alguns lugares, realidade resultante de uma série de descasos por parte dos pais dos alunos, que em sua grande parte não tem interesse ou não demonstra tal pelo desempenho dos alunos, infelizmente isso pode ocorrer por diversos fatores entre esses destacamos família desestruturada ou pais que trabalham e não possui tempo disponível para seus filhos. Outros fatores que podemos destacar dizem respeito à própria escola tanto com relação ao gestor (diretor) que em grande parte não trata seus comandados como deveria com respeito e solicitando o cumprimento do horário de todos sem distinção, todos os funcionários que fazem parte da escola são importantes desde o porteiro até o (a) próprio (a) diretor (a), pois a escola é uma espécie de sistema que foi preparado para funcionar de uma forma coordenada, que na falta de um desses componentes todos os outros setores serão prejudicados, uma aula vaga por falta de algum professor, por exemplo, pode tornar se não tiver o devido controle, impossível a condução de aula em uma sala vizinha.

Infelizmente, em alguns casos por consequência desses ou de outros fatores de ordem familiar, temos como resultante uma mudança negativa no comportamento do aluno em sala de aula. A esses problemas podemos incluir falta de interesse e desprezo pelo conteúdo que o professor busca demonstrar, aliado a esses na maioria das vezes surge à falta de respeito pelos colegas e o professor. Existem situações que pela falta de controle do filho algumas mães sentem-se aliviadas quando seus filhos vão para a escola, não porque La é mais seguro, mas porque só dessa forma, com a saída dele de casa pra escola, sua mãe e seus familiares vão ter um pouco de sossego, já que o mesmo quando esta em casa se torna o motivo de discussões e problemas.

Fica aqui então as perguntas, dentro de uma realidade dessas como melhorar o desempenho desses alunos? Será que devemos culpar somente as escolas que não atingiram a meta do IDEB? A educação pública brasileira, precisa urgentemente de uma melhor assistência por parte dos poderes públicos, com o objetivo de melhorar a educação brasileira não só no desempenho escolar, mas de uma forma geral onde seja incluída, a família dos alunos o desempenho escolar e a sociedade, já que o que esta em jogo é o futuro de nossos filhos e de nossa nação.

Chega a ser assustador, quando vejo a educação pública de hoje e o rumo que ela esta tomando, e temo pelo futuro de nosso país, o reflexo de tudo isso já é bem visível quando vemos os casos de corrupção Constantemente divulgados nos meios de comunicação.

A tudo isso a falta de respeito ao próximo a entrada das drogas na sociedade e a violência, uma mistura destruidora que esta infelizmente destruindo os pilares familiares, e de tabela hoje ataca um dos lugares mais preciosos que orienta e dar rumo a uma sociedade “A SALA DE AULA”.

Participação: 1 Comentários

Avaliação:

  • Atualmente /5

Se você quer comentar também Clique aqui

Compartilhe ou guarde este conteúdo

Mais Matérias de Educação

Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2014 Rede Omnia - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).

R7 Educação