Publicidade

Acesso Restrito

A Educação Escolar no Brasil

Por: Marcus Costa de Santana

Educação é transmissão, por isso Albert Einstein disse: “A Educação é o que sobra depois de ter esquecido tudo o que se aprendeu na escola”. (citado por Seber, pág.09 /1996).

O Sistema Educacional hoje no Brasil é muito defasado, não atende mais as necessidades dos alunos. Para começar a Escola iguala todos os alunos, ela não procura saber a realidade e o nível de aprendizagem de cada um. O ambiente escolar não proporciona uma aprendizagem significativa e esquece que cada aluno é um mundo a ser descoberto e explorado.

 

“Esperávamos que no século XXI os jovens fossem solidários, empreendedores e amassem a arte de pensar. Mas muitos vivem alienados, não pensam no futuro, não têm garra e projetos de vida.Professores e Alunos vivem juntos durante anos dentro da sala de aula, mas são estranhos uns para os outros. Eles se escondem atrás dos livros, das apostilas, dos computadores. A culpa é dos ilustres Professores? Não! A culpa é do Sistema Educacional doentio que se arrasta por séculos." (Cury, pág.12/2003 )

 

 

Hoje,o conhecimento se multiplicou, as escolas se expandiram como em nenhuma outra época, mas não estamos formando jovens criadores de idéias, jovens que traçam metas e objetivam cumpri-las e sendo capazes de enfrentar seus obstáculos para alcançá-las. É por isso que os alunos perderam o prazer de aprender, a escola deixou de ser uma aventura agradável para ser um"martírio", onde "ninguém aprende mais nada", não faz mais sentido ir à escola, pra que?fazer o que? para fingir que aprende, só perdendo tempo, é melhor ficar em casa, lá você pode aprender muito mais através da internet, da TV, para quem tem acesso pode aprender muito mais.

 

“Enxergue o mundo com os olhos de uma Águia. Veja por vários ângulos a Educação. Entenda que somos criadores e vítimas do sistema social que valoriza o TER e não o SER, a ESTÉTICA e não o CONTEÚDO, o CONSUMO e não as IDÉIAS” (Cury, pág. 65,2003).

 

 

Os alunos devem ser preparados para explorarem o desconhecido, não devem ter medo de falhar, mas devem ter medo de não tentar. A educação não precisa de reforma, mas de uma revolução. A educação do futuro precisa formar pensadores, empreendedores, sonhadores não apenas do mundo em que estamos, mas do mundo que somos.

Então levante, lute e vença,seja o autor da sua própria história, mostre que você é capaz de ser o que quiser.

 

“Educar é ser um artesão da personalidade, um poeta da inteligência, um semeador de idéias”. (Augusto Cury,pag.55 /2003)




Referências:

Cury,Augusto Jorge,Pais brilhantes e Professores fascinantes, Rio de Janeiro:Editora Sextante,2003.

Seber,Maria da Glória,O diálogo com a criança e o desenvolvimento do raciocínio,São Paulo;Editora Scipione,1997.


 

Marcus Costa de Santana
Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro
3°Ensino Médio na Modalidade Normal
Idade:17
Corrigido pela Professora:Edel Isamar

Participação: Nenhum Comentário

Avaliação:

  • Atualmente /5

Se você quer comentar também Clique aqui

Compartilhe ou guarde este conteúdo

Mais Matérias de Educação

Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2014 Rede Omnia - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).

R7 Educação