Como Fazer Um Teste de DNA com Outras Amostras

Você sabe como fazer um Teste de DNA com outras amostras? Clique e descubra!

Alguns anos atrás, quando assistíamos filmes policiais, aqueles que já têm mais de 30 anos, ficávamos surpresos com a descoberta de quem era o assassino, após que o detetive levava para analisar algum cabelo, os traços de saliva em uma ponta de cigarro.... incrível!

Hoje (mais uma vez) a ciência ultrapasso a ficção, e podemos determinar quem é o assassino, pai, a avó e a amante de uma pessoa através de testes de DNA !

Mas ... vamos rever um pouco ...

O que é DNA?

DNA ou ADN é a abreviatura de Ácido Desoxirribonucléico (desoxirribonucleico, na ortografia africana e europeia). É a molécula que constitui os nossos genes. É transmitida de uma geração para outra e permanece inalterada ao longo de nossas vidas. No entanto, cada pessoa tem uma combinação única que herdou em partes iguais (50% e 50%) do pai e da mãe.

Bem, a maioria sabe que o mais fácil, simples e pode até dizer tradicional para obter uma amostra para um exame de DNA, é através da extração de sangue num laboratório. Como a maior parte das análises!

Hoje fazer um TESTE DE DNA é cada vez mais comum, pelo fato de que os valores são mais accessíveis e pela necessidade que as pessoas querem ter a informação 100% segura e confiável de quem é, ou quem são as pessoas que fazem parte da sua família. É por isso que hoje em dia comprar um kit de paternidade se torno a maneira mais rápida e simples de fazer o exame na sua casa.  Só precisa uma amostra de saliva com um cotonete das pessoas, e enviar as amostras para o laboratório. Os prazos para os resultados são muito curtos (5 dias) e você acaba com o mistério. Mas...

Como fazer um teste de DNA com outras amostras se não tenho possibilidade de colocar um cotonete na boca da outra pessoa?

Como todas as nossas células contêm a informação genética, portanto, pode analisar e comparar qualquer delas (desde que não sejam contaminados) cortes de unhas (que sempre têm um resíduo de pele), sangue seco que foi deixado em uma peça de roupa ou de papel, saliva em um copo de plástico ou cera de ouvido em um cotonete, chicletes e muitos mais exemplos podem ser vistos aqui.

Vamos ver um exemplo concreto de uma análise de DNA, o Teste de Paternidade, que é a análise genética mais barata  e com mais demanda hoje :

Para realizar o teste de paternidade primeira coisa a fazer é estudar o DNA, que é a informação genética, de cada um dos pais, por meio de uma técnica chamada PCR em que a sequência da informação genética é analisada. Com uma amostra da mãe (alguns dos quais discutimos anteriormente), uma amostra do filho e uma amostra do suposto pai. O teste baseia-se na comparação entre os genes que compõem o DNA. O grau de coincidência deve ser total, se não for, a legitimidade paterna é excluída. Se todos os genes coincidirem, então afirma-se que o suposto pai é verdadeiro com grau de certeza acima de 99,99%.

Espero que você goste do meu post!

Publicado por: Sebastian Martinez