Publicidade

Acesso Restrito

O poder da perseverança

Por: evaldocosta

Você é do tipo perseverante ou é daqueles que têm muita iniciativa e pouca “acabativa”? Refiro-me aquele tipo de gente que fica sempre eufórica para começar algo (como um novo projeto, tarefa, curso, emprego, regime para emagrecer, leitura de livro ou simplesmente fazer exercícios físicos), mas têm sempre um bom motivo para não concluí-lo. Se esse for o seu caso, não se preocupe tanto, pois você é igual a maioria das pessoas.

"Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos.
Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança."

Albert Einstein

Mas, afinal de contas o que é perseverança? A palavra no grego, que se escreve proskartereo, significa “dar continuidade a uma ação após intenso esforço”. Etimologicamente, perseverar é continuar firme e constante no propósito. Todos conhecemos muitos bons exemplos de pessoas que venceram graças à perseverança. Aliás, o que não faltam, também, são bons filmes nessa direção. Os meus dois favoritos são: “Homens de honra” e “Em busca da felicidade”.

“Homens de Honra” conta a vida de Carl Brashear, o primeiro negro a tornar-se mergulhador da Marinha norte-americana. Ele continuou na ativa, mesmo depois de perder a perna num acidente quando navegava pelo Mediterrâneo. Mesmo diante de muitas adversidades, ele conseguiu encerrar a sua carreira com a mais alta patente da Marinha dos Estados Unidos.

No filme Carl (interpretado por Cuba Gooding Jr.), oriundo de família humilde, foi para a Marinha americana, lutou muito e se destacou. Mas, quando os bons ventos sopravam a seu favor, sofreu um terrível acidente e ficou aleijado. Apesar do problema físico, das proibições e de todas as resistências, ele perseverou e alcançou o seu sonho.

Já o filme “Em busca da felicidade”, baseado em fatos reais, evidencia o quanto o trabalho duro ético e direcionado pode nos conduzir ao triunfo. Trata-se de um homem obstinado e que nunca perdeu as esperanças. Para sobreviver e sustentar o filho, ele lutou com todas as suas forças, enfrentou circunstâncias árduas, mas foi coroado com a vitória.

Abandonado pela mulher e tendo de criar sozinho o filho, ele suportou situações desesperadoras. Sob constante pressão financeira, chegou a dormir no banheiro do metrô e de abrigos. Porém, nada disso, o impediu de manter a dignidade e o carinho pelo filho a quem repassou valiosas lições de perseverança, valores éticos, entre outras. Gardner revelou que obstáculos aparentemente intransponíveis podem ser superados com perseverança. A sua postura enfatiza o abismo que separa os eternos fracassados daqueles que chegam ao sucesso. Evidencia que o dinheiro é apenas um subproduto indicador de sucesso, mas o que conta mesmo é a integridade do homem que vence, mesmo sob as mais difíceis circunstâncias.

“...mas aquele que perseverar até o fim será salvo", Mt 24: 13

O que não faltam são bons exemplos de pessoas que venceram graças à perseverança, porém nem sempre é fácil segui-los. Vou lhe dar um exemplo mais próximo a mim. Num sábado do mês de maio de 2008, eu e minha esposa fomos jantar com um casal de amigos em um agradável restaurante, na praia de São Francisco, em Niterói. Enquanto a minha esposa conversava com a amiga, eu aproveitava para colocar os assuntos em dia com o companheiro que, há algum tempo, não o via.

Foi incrível constatar que a maior parte do tempo ele falou dos planos futuros. Contou-me sobre investimentos no curto e longo prazo. Fiquei impressionado com a sua perseverança, afinal de contas, aos 75 anos, depois de ter passado por duas cirurgias cardíacas e lutar com um câncer no abdome ele recusa-se a se curvar às circunstâncias ou a lamentar por eventuais perdas. Fiquei contagiado com o seu otimismo, poder de superação e desejo por novas conquistas. Se fosse para a indústria cinematográfica, certamente, seria mais um ótimo exemplo de perseverança e sucesso.

E quanto a você: de que lado tem ficado? Dos que perseveram e vencem, mesmo sob as piores circunstâncias, ou prefere culpar a má sorte?

Pense nisso e ótima semana.

Evaldo Costa

Escritor, Consultor, Conferencista e Professor.

Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”

Site: www.evaldocosta.com.br

E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com.br

Participação: 1 Comentários

Avaliação:

  • Atualmente /5

Se você quer comentar também Clique aqui

Compartilhe ou guarde este conteúdo

Mais Matérias de Administração

Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2014 Rede Omnia - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).

R7 Educação